Luiz Antônio de Castro Santos: legado para a saúde coletiva, as ciências sociais e a história da saúde pública no Brasil

Setembro/2025

Luiz Antonio de Castro Santos

Luiz Antonio de Castro Santos

O Editorial da nova edição da revista Physis traz uma merecida homenagem ao sociólogo Luiz Antônio de Castro Santos, que faleceu em 4 de julho de 2025, aos 80 anos.

Carlos Henrique Assunção Paiva, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Paulo Henrique de Almeida Rodrigues, do Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro, da Uerj, e Sergio Luiz Carrara, da COC/Fiocruz, assinam, com Jane Russo como editora responsável, o Editorial Luiz Antônio de Castro Santos: legado para a Saúde Coletiva, as Ciências Sociais e a História da Saúde Pública no Brasil (v. 35, n. 3, 2025). O texto revisita momentos marcantes de sua biografia e as contribuições que moldaram sua trajetória no Instituto de Medicina Social da UERJ e em outras instituições colaboradoras.

Leia também:

Luiz Antonio de Castro Santos (1945-2025)

Com imenso pesar, recebemos a notícia do falecimento do professor Luiz Antonio de Castro Santos. O pesquisador Carlos Henrique A. Paiva, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, escreveu texto sobre a trajetória e contribuição do sociólogo ao campo da história da saúde no Brasil, assinado em conjunto com a editora-executiva Roberta Cardoso Cerqueira.

Luiz Antonio de Castro Santos: “Nosso grande problema na saúde coletiva é o esquecimento da história”

Um depoimento publicado na última edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 26, n. 3, jul./set. 2019) traz memórias e análises de um dos pioneiros nas reflexões da sociologia histórica sobre as questões de saúde