Pessoas, lugares, trocas e circulação

Julho/2025

O 27º Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia — principal encontro mundial da área, realizado a cada quatro anos — ocorreu de forma híbrida, presencial e online, na Universidade de Otago, em Dunedin, Nova Zelândia, entre 29 de junho e 5 de julho de 2025.

O Congresso reuniu mais de 430 delegados presencialmente em Dunedin e mais de 500 participantes virtuais de diversas partes do mundo, durante sete dias de intensos debates sobre uma ampla variedade de temas na história da ciência e da tecnologia. O tema central do evento foi “Pessoas, lugares, trocas e circulação”.

Um dos principais desdobramentos da Assembleia Geral da Divisão de História da Ciência e da Tecnologia — a sociedade internacional que patrocina o Congresso — foi a decisão de realizar o próximo encontro, em 2029, em Paris, França.

Marcos Cueto no 27o Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia em Dunedin, Nova Zelândia, 2025

Marcos Cueto no 27o Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia em Dunedin, Nova Zelândia, 2025

Marcos Cueto, editor da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos e presidente da Divisão no período 2021–2025, proferiu palavras na Cerimônia de Abertura, presidiu a Assembleia Geral e fechou oficialmente o evento, quando passou o cargo à sua sucessora, a professora Janet Browne, renomada historiadora da biologia e professora aposentada da Universidade de Harvard, que assumiu a presidência da Divisão para o período 2025–2029.

A seguir, um trecho do discurso de Marcos Cueto na Cerimônia de Abertura:

“Gostaria de agradecer a todos pela participação — presencial ou virtual — neste Congresso. Sou especialmente grato aos que contribuíram para a Cerimônia de Abertura, incluindo o prefeito da cidade, os membros do Comitê Internacional de Programação, as instituições patrocinadoras do evento, o Conselho da Divisão e os organizadores locais.

Uma característica importante integrada ao aplicativo móvel do Congresso — ferramenta desenvolvida para auxiliar os participantes com horários, detalhes das sessões e atualizações do programa — é a Política de Comportamento Respeitoso. Este documento expressa nosso compromisso compartilhado de promover um ambiente que seja não apenas intelectualmente estimulante, mas também seguro, inclusivo e acolhedor para todos.

Este Congresso Internacional de História da Ciência e da Tecnologia traz um marco histórico — é a primeira vez que o Congresso é realizado na Australásia e apenas a segunda vez que ocorre no Hemisfério Sul.

Estou verdadeiramente encantado de estar neste país impressionante. Graças aos meus bons amigos e colegas Hamish Spencer e Hugh Slotten, da Universidade de Otago, tive a oportunidade, há alguns dias, de visitar uma reserva ecológica, onde observei plantas e aves que nunca tinha visto antes — e procurei por criaturas que se assemelham a lagartos, mas que, como aprendi, na verdade não são lagartos. Embora deva confessar que não compreendi completamente tudo o que vi — e fiz o possível para acompanhar as explicações perspicazes de Hamish — foi uma experiência fascinante e reveladora.

Isso me lembrou que eventos únicos como este Congresso oferecem mais do que trocas acadêmicas; também nos proporcionam a chance de aprender com o mundo ao nosso redor. Recordo-me de um momento em que um grupo de delegados conversava com um representante Māori. Um deles disse, com entusiasmo: ‘Sinto que estou no extremo do mundo — logo vou ver pinguins!’ Ao que o representante Māori respondeu gentilmente: ‘Você não está no fim — está no centro do universo’.”

Conheça a Divisão de História da Ciência e da Tecnologia da International Union of History and Philosophy of Science and Technology (IUHPST)