O combate ao câncer no Brasil nos anos 1940

Fevereiro/2025

Neste 4/2, Dia Internacional do Câncer, recomendamos a leitura do artigo Médicos, viagens e intercâmbio científico na institucionalização do combate ao câncer no Brasil (1941-1945), de Rômulo de Paula Andrade e Vanessa Lana, publicado há 15 anos na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, no suplemento “Câncer no século XX: ciência, saúde e sociedade” (v. 17, supl. 1, 2010).

Fachada do Asilo de Assistência aos Cancerosos. Reprodução do livro “Campanha contra o câncer no Brasil”, p. 45, Mario Kroeff, 1961.

O artigo analisa ações de médicos ligados às iniciativas pública e privada e que colaboraram para a incorporação do combate ao câncer na agenda das políticas públicas de saúde do governo federal, cristalizadas na criação do Serviço Nacional de Câncer (SNC), em 1941. Os autores demonstram que este processo histórico se relaciona diretamente ao contexto internacional de intercâmbio científico entre o Brasil e os Estados Unidos, incentivado pela “política da boa vizinhança” dos anos 1940, que se de um lado significou intensas trocas culturais, de outro resultou em profundas alterações na estruturação local dos serviços de saúde e em pesquisas científicas, num período histórico no qual a influência norte-americana se expandia para diversos setores do país.

“Esse processo significou a assimilação de preceitos internacionais de organização dos serviços de cancerologia e sua adaptação às necessidades locais. Tal consequência foi abordada a partir de duas dimensões: a pública, representada pelo SNC e seu então diretor Mário Kroeff; e as privadas, como as ações paulistas e a do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, mostrou-se que tais iniciativas não foram excludentes, mas sim complementares no processo de institucionalização da cancerologia no país”, concluem os autores. Segundo eles, as controvérsias entre poder público e privado ilustram uma disputa pela primazia na organização do combate à doença, e não um desacordo entre instituições.

Capa do suplemento "Câncer no século XX: ciência, saúde e sociedade"

Suplemento “Câncer no século XX: ciência, saúde e sociedade”, 2010

Leia na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos:

Médicos, viagens e intercâmbio científico na institucionalização do combate ao câncer no Brasil (1941-1945), artigo de Rômulo de Paula Andrade e Vanessa Lana (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 17, supl. 1, 2010)

Veja o sumário do suplemento “Câncer no século XX: ciência, saúde e sociedade” e acesse todos os artigos na íntegra

Leia mais sobre câncer no Blog e na revista HCS-Manguinhos