Novembro/2024
Os escafandristas: a história e a pesquisa das enchentes urbanas será o tema da edição do Encontro às Quintas em 14/11, com a participação de Lise Sedrez, pesquisadora do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ). Aberto ao público, o evento será realizado presencialmente às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).
Professora de história da América do Instituto de História da UFRJ e vice-presidente da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental, Lise Sedrez debaterá a história das enchentes a partir da combinação dos ciclos urbanos e os ciclos hídricos, em uma perspectiva de eventos socioambientais. “Cidades precisam de águas, por vezes em rios, mares, baías. Mas as águas, longe de serem um elemento inerte, têm suas próprias dinâmicas, ciclos hídricos, que vão desde as chuvas em dias quentes, a ressacas formidáveis, ou cheias periódicas”, explica a pesquisadora, que organizou com Ravi Rajan a coletânea The great convergence: environmental histories of BRICS (2018).
“Os historiadores, como os escafandristas da música de Chico Buarque, devem buscar os vestígios das enchentes e das civilizações, ecos de perdas e danos, de políticas públicas, de processos históricos. Para isto, precisamos definir novos documentos, novas formas de abordar textos, fragmentos, imagens, para entender um mundo que se torna cada vez mais urbanizado em meio a uma crise climática planetária”, complementa. O debatedor será o professor Jó Klanovicz, do Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Paraná, e professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-Udesc). Co-organizador do livro Antropoceno e Desenvolvimento Comunitário (2021), Klanovicz também coordena projetos na área de história ambiental e integra a rede de pesquisa The making of monoculture: a global history (ERC).
O Encontro às Quintas é uma iniciativa do PPGHCS, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.
Os escafandristas: a história e a pesquisa das enchentes urbanas
Expositora: Lise Sedrez (PPGHIS/UFRJ)
Debatedor: Jó Klanovicz (Unicentro)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 14/11/2024 Horário: 10h
Evento presencial: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Fonte: PPGHCS/COC/Fiocruz
Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:
Harald Sioli e a ecologia tropical no Encontro às Quintas de 28/11
Antropoceno: dos desastres naturais às tragédias evitáveis
O Antropoceno, a ‘tecnosfera’ e as ciências humanas
Risco, exposição e vulnerabilidade: uma combinação desastrosa
Desastre da modernidade
Revista História Unisinos traz dossiê sobre história ambiental e mudanças climáticas
História da mineração brasileira ganha resenha de Maria Margaret Lopes em HCS-Manguinhos
Muito além dos desastres naturais
Quando a saúde coletiva é envolvida pelos riscos
‘Ecologia de saberes’ para descolonizar nossas mentes
Rio-92: olhar retrospectivo, infusão de ânimo
Pesquisa traça 2 mil anos da história das chuvas no Brasil
Relatórios abordam saúde planetária, pobreza multidimensional e covid 19
Três documentos foram divulgados por instituições científicas e agências internacionais em outubro de 2021
Artigo mapeia o estado da arte da história ambiental do Brasil
Estudo publicado em HCS-Manguinhos mostra crescimento do interesse de pesquisadores brasileiros e estrangeiros pelo campo
Artigo discute tecnopolíticas das mudanças climáticas
Jean Carlos Hochsprung Miguel, pós-doutorando do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo, buscou compreender quais conhecimentos são produzidos para a administração do Estado e quem os desenvolve.
Geo-história: a sociedade, o espaço e o tempo
Capítulo de livro escrito por Fernand Braudel durante sua prisão pelos nazistas é traduzido para o português por Guilherme Ribeiro.
Bioética e ética ambiental em Van Potter
Autores enfocam dimensões interpessoais, socioeconômicas e políticas dos dilemas
Sensoriamento remoto, saberes e controle de territórios
Artigo de Marko Monteiro, do Instituto de Geociências da Unicamp, sugere reflexões para além da imagem
Desmatamento no Mato Grosso era preocupação ambiental já no século XIX
Mário Ferraro e Silvia Figueirôa abordam a obra Viagem ao Redor do Brasil – 1875-1878, de João Severiano da Fonseca
Quando o Império morreu de sede
Em 1889, uma grave crise hídrica só foi resolvida com a mobilização do povo, uma imprensa combativa e a habilidade de um jovem engenheiro.
Academia Brasileira de Ciências divulga recomendações para enfrentar crise hídrica
Quinze cientistas brasileiros de várias áreas especializados em recursos hídricos reuniram-se em São Paulo em novembro para discutir constatações e soluções
Eunice Nodari, doutora em história ambiental: ‘Não podemos controlar a chuva. Os desastres, sim’
Professora gaúcha foi uma das palestrantes do encontro que reuniu, no mês passado, pesquisadores dos cinco países que compõem o Brics
Saneamento e urbanização como pauta da saúde: o caso de Eliasz Cynamon
Leia artigo de Renato Gama-Rosa (COC/Fiocruz), Simone Cynamon Cohen (Ensp/Fiocruz) e Camila Nunes Soterio (COC/Fiocruz)
A pandemia de coronavírus e o Antropoceno
André Felipe Cândido da Silva e Gabriel Lopes escrevem para o especial da Casa de Oswaldo Cruz: “Diferentemente de catástrofes que extinguiriam indistintamente todas as formas de vida, a Covid-19 atinge especificamente os humanos.”
Histórias de saúde planetária
Mudanças climáticas, poluição, aquecimento global e Antropoceno são termos que também podem ser usados por historiadores. Warwick Anderson e James Dunk, pesquisadores do Departamento de História da Universidade de Sydney, explicam o que é a saúde planetária em entrevista a Marcos Cueto, editor de HCS-Manguinhos
‘As histórias das epidemias precisam ser interrogadas’
James Webb Jr. explica o quanto pode ser perigoso estabelecer uma estratégia de combate a doenças sem estudar experiências do passado
O Covid-19 e as epidemias da Globalização
“As epidemias regressam para nos recordar da nossa vulnerabilidade ante a enfermidade e o poder”, afirma Marcos Cueto, editor-científico de HCS-Manguinhos, autor de trabalhos sobre epidemias e coautor de livro sobre a OMS
Pandemia e saúde planetária: história da saúde e da doença no tempo presente
O Blog de HCS-Manguinhos conversou com os organizadores do 4º Encontro Luso-brasileiro de História da Medicina Tropical e do 2º Simpósio Nacional de História das Doenças e Artes de Curar, André Mota (FMUSP) e Tânia Salgado Pimenta (COC/Fiocruz)
O cerrado de Bernardo Élis na perspectiva da história ambiental
Artigo analisa as representações de natureza na obra do escritor
Sérgio Buarque de Holanda e o debate contemporâneo da história ambiental
Artigo de Janaina Zito Losada em HCS-Manguinhos discute as contribuições das principais obras do autor
Livro sobre história ambiental traz artigos de pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz
A obra é dividida em três partes: territórios, fronteiras e biodiversidade
A aposta pela vida: resenha discute obra de Enrique Leff sobre sociologia ambiental
Leo Peixoto Rodrigues, Rafael Braz e Camila Prates, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), escreveram para HCS-Manguinhos
A ciência a serviço da saúde humana e ambiental: entrevista com o químico, geneticista e ambientalista Flávio Lewgoy
Químico, geneticista, perito criminalístico e ambientalista, Flávio Lewgoy (1926-2015) tinha o compromisso ético de retribuir à sociedade o que aprendera em sua formação em instituições públicas. Leia entrevista concedida a Elenita Malta Pereira em HCS-Manguinhos.
Leia na revista HCS-Manguinhos:
Antropoceno, ciências humanas e historiografia, artigo de Walter Francisco Figueiredo Lowande (HCS-Manguinhos, v. 30, 2023)
Mineração para um mundo melhor, resenha de Maria Margaret Lopes sobre História da mineração brasileira, de Iran Machado e Silvia Figueirôa (Curitiba: CRV, 2020) (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 29, n. 3, jul-set/2022)
A construção de um país tropical: uma apresentação da historiografia ambiental sobre o Brasil, artigo de José Augusto Pádua e Alessandra Izabel de Carvalho (v. 27, n. 4, out-dez/2020)
Saneamento é saúde? O saneamento no campo da saúde coletiva, artigo de Paulo Rubens Guimarães Barrocas, Flavia Franchini de Mattos Moraes e Ana Cristina Augusto Sousa (vol.26, n.1, jan./mar. 2019)
Eliasz Cynamon e o Programa do Rio Doce (Sesp): contribuição de fontes para a história das ações de saúde e saneamento no Brasil, 1952-1960, artigo de Renato Gama-Rosa Costa, Simone Cynamon Cohen e Camila Nunes Soterio (vol.25, no.1, mar/2018)
Repensando a “aposta pela vida”: para uma sociologia ambiental no século XXI, resenha de Leo Peixoto Rodrigues, Rafael Braz e Camila Prates (vol.24, n.4, out./dez. 2017)
“Plantas novas que os doutos não conhecem”: a exploração científica da natureza no Oriente português, 1768-1808, artigo de Magnus Roberto de Mello Pereira (vol. 24, no.3, jul./set. 2017)
Evidências da circulação de conhecimento filosófico-natural sobre o Brasil em um manuscrito de 1763 de António Nunes Ribeiro Sanches, artigo de Gisele C. Conceição (vol.24, n.2, abr./jun. 2017)
A ciência a serviço da saúde humana e ambiental: entrevista com o químico, geneticista e ambientalista Flávio Lewgoy. Entrevista concedida a Elenita Malta Pereira (vol.24, no.1, jan./mar. 2017)
Da ética ambiental à bioética ambiental: antecedentes, trajetórias e perspectivas, artigo de Marta Luciane Fischer, Thiago Cunha, Valquiria Renk, Anor Sganzerla e Juliana Zacarkin dos Santos (vol.24, n.2, abr./jun. 2017)
A desflorestação no Mato Grosso no livro Viagem ao redor do Brasil 1875-1878, do médico João Severiano da Fonseca, artigo de Mário Roberto Ferraro e Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa (vol.24, no.2, abr./jun. 2017)
O cerrado goiano na literatura de Bernardo Élis sob o olhar da história ambiental, artigo de Sandro Dutra e Silva, Aurea Marchetti Bandeira, Giovana Galvão Tavares e Luciana Murari (vol.24, no.1, jan./mar. 2017)
Historiografia brasileira e meio ambiente: as contribuições de Sérgio Buarque de Holanda e o debate contemporâneo da história ambiental, artigo de Janaina Zito Losada (vol.23, no.3, jul./set. 2016)
Política de saneamento básico no Brasil: discussão de uma trajetória, artigo de Ana Cristina A. de Sousa e Nilson do Rosário Costa (vol.23, n.3, jul./set. 2016)
Um esquecido marco do saneamento no Brasil: o sistema de águas e esgotos de Ouro Preto (1887-1890), Alberto Fonseca e José Francisco do Prado Filho. (vol.17, no.1, mar 2010)
Um esquecido marco do saneamento no Brasil: o sistema de águas e esgotos de Ouro Preto (1887-1890), Fonseca, Alberto and Prado Filho, José Francisco do. Mar 2010, vol.17, no.1
Cândido de Mello Leitão: as ciências biológicas e a valorização da natureza e da diversidade da vida, artigo de José Luiz de Andrade Franco e José Augusto Drummond (v.14 n.4 out./dez. 2007)
Armando Magalhães Corrêa: gente e natureza de um sertão quase metropolitano. Franco, José Luiz de Andrade and Drummond, José Augusto, Dez 2005, vol.12, no.3
Homens de ciência no Brasil: impérios coloniais e circulação de informações (1780-1810). Kury, Lorelai. vol.11, suppl.1, 2004
Os intelectuais e as representações da nação: um sertão chamado Brasil, artigo de Marcos Cezar de Freitas sobre livro de Nísia Trindade Lima (vol. 8, n. 3, dez 2001)
Investimentos privados, impactos ambientais e qualidade de vida num empreendimento mineral amazônico: o caso da mina de manganês de Serra do Navio (Amapá), Drummond, José Augusto. 2000, vol.6
Desenvolvimento sustentável: debates em torno de um conceito problemático, artigo de José Augusto Drummond (vol.5, n.3, fev 1999)
Missões civilizatórias da República e interpretação do Brasil, artigo de Nisia Trindade Lima no suplemento especial sobre Canudos (vol.5, 1998)
A conquista do espaço: sertão e fronteira no pensamento brasileiro, artigo de Lúcia Lippi Oliveira (vol. 5, jul. 1998)
Visões do deserto: selva e sertão em Euclides da Cunha, artigo de Roberto Ventura (vol. 5, jul. 1998)
Missões civilizatórias da República e interpretação do Brasil, artigo de Nisia Trindade Lima no suplemento especial sobre Canudos (vol.5, 1998)
Ciência e nação: romantismo e história natural na obra de E. J. da Silva Maia. Kury, Lorelai. vol.5, no.2, out 1998
A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica Brasileira. Sá, Magali Romero, vol.3, no.3, nov 1996