Sertão brasileiro: espaço de produção científica em meados do século XX

Outubro/2024

Clique para acessar

Clique para acessar capítulos do livro

Quatro capítulos do livro Rural Disease Knowledge: Anthropological and Historical Perspectives estão disponíveis para download em acesso aberto, entre eles os de autoria dos organizadores Matheus Duarte da Silva e Christos Lynteris. Recém-lançado pela Taylor and Francis, o livro traz capítulos que enfocam o papel dos espaços rurais e de seus habitantes na construção de novos saberes e práticas médicas na América Latina, África, Ásia e Europa.

No capítulo que assina, Matheus Duarte da Silva investiga duas missões de estudos sobre a peste bubônica no Nordeste no Brasil, a primeira comandada pelo chileno Atilio Macchiavello (1939-1940) e a segunda liderada pelo argentino José Maria de la Barrera (1957-58). O autor demonstra como saberes dos sertanejos foram utilizados por ambas as missões. Na primeira missão, conhecimentos sobre o movimento dos ratos pelo sertão serviram de base para a construção do conceito de peste rural no Brasil. Na segunda missão, conhecimentos sobre os roedores silvestres embasaram a crítica ao conceito de peste rural e serviram como evidência para a construção da ideia de peste silvestre no Brasil. Duarte da Silva defende que o sertão brasileiro não foi um deserto a ser civilizado, mas um espaço de produção científica. 

Três outros capítulos tratam de questões na América Latina. Juan Zabala e Christos Lynteris investigam a transformação, respectivamente, da doença de Chagas e da peste bubônica em doenças rurais na Argentina na primeira metade do século XX. Lina Pinto-Garcia discute o papel de tratamentos alternativos no enfretamento das leishmanioses na Colômbia em contextos de guerra civil e paz frágil.

Leia no Blog e na revista HCS-Manguinhos:

A captura de ratos e a construção de conceitos sobre zoonoses no início do século XX

Na Universidade de St. Andrews, Reino Unido, o historiador brasileiro Matheus Duarte investiga como a interseção da história global, da ciência e da medicina e dos estudos animais pode fornecer uma rica análise do surgimento de pandemias

Historia de la enfermedad de Chagas en Argentina

El artículo de Juan Pablo Zabala (Universidad Nacional de Quilmes/Conicet) presenta los puntos centrales de la trayectoria histórica de la enfermedad de Chagas en Argentina

Brasil, Índia e França: saberes sobre a peste bubônica sob o olhar da história global

Há cerca de cem anos, a interação entre grupos de cientistas destes três países – e não seus esforços isolados – levou a importantes inovações, como soros, vacinas e formas de combate a vetores, afirma o historiador Matheus Alves Duarte da Silva na sua tese de doutorado apresentada à Ehess, em Paris

A história dos animais é tema de dossiê pioneiro da HCS-Manguinhos

Suplemento temático oferece um recorte provocativo, que deixa de lado a tradicional dicotomia “animais humanos/animais não humanos” e enfatiza as relações entre espécies, sem hierarquias

Um rural sob medida?

Em artigo na revista HCS-Manguinhos, os cientistas sociais Flávio Sacco dos Anjos e Nádia Velleda Caldas discutem a construção social do rural e suas tensões, conflitos e contradições

Juventude rural e sexualidade: silêncio impera

Cientistas da Universidade Federal de Campina Grande realizaram pesquisa qualitativa com estudantes de 15 a 29 anos moradores de comunidades rurais do interior de Pernambuco. Leia artigo na revista HCS-Manguinhos.

Internato rural na Amazônia: vivência local para futuros médicos

Rodrigo Pinheiro Silveira e Roseni Pinheiro fazem análise histórica dos estágios curriculares obrigatórios de treinamento em cidades do interior da região Norte. Leia artigo na revista HCS-Manguinhos.

A gripe espanhola nas entranhas do sertão paulista

Anna Cristina Rodopiano de Carvalho Ribeiro pesquisou documentos de 1918 a 1938 em acervos em Botucatu e publicou, com Cristina Marques, da Faculdade de Saúde Pública da USP, artigo na revista HCS-Manguinhos

Um hospital presbiteriano no sertão baiano

Artigo apresenta a história e o acervo documental do Grace Memorial Hospital, instituição norte-americana aberta na Chapada Diamantina em 1926

Favela, sertão carioca

A socióloga Nísia Trindade Lima e o engenheiro florestal Fabio Scarano participaram do seminário “A cidade entre o mar, o sertão e a floresta”,  realizado em 10 de junho de 2015 no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, como parte das comemorações pelos 450 anos da cidade
 

Leia na revista HCS-Manguinhos:

A pasteurização do império francês – Resenha de Matheus Alves Duarte da Silva para o livro Pasteur’s empire: bacteriology and politics in France, its colonies and the world, de Aro Velmet, 2020, Oxford University Press (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 27, n. 3, set 2020)

De Bombaim ao Rio de Janeiro: circulação de conhecimento e a criação do Laboratório de Manguinhos, 1894-1902 – Artigo de Matheus Alves Duarte da Silva (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol.25, no.3, jul./set. 2018)

Ideias, práticas e instituições da medicina naval na origem da medicina tropical francesa – Resenha de Matheus Alves Duarte da Silva para o livro The emergence of tropical medicine in France, de Michael Osborne, 2014, University of Chicago Press (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 23, n. 3, set 2016)

Historia de la enfermedad de Chagas en Argentina: evolución conceptual, institucional y política, artigo de de Juan Pablo Zabala publicado no dossier Chagas do Brasil: Ciência, Saúde e Sociedade  (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol.16, supl. 1, jul/2009) 

Leia também:

Juventude rural e vivências da sexualidade, artigo de Jesus Izquierdo, Assunção Lima e Valdonilson Barbosa dos Santos (v. 27, n. 4, out/dez 2020)

Da medida do rural ao rural sob medida: representações sociais em perspectiva”, artigo de Flávio Sacco dos Anjos e Nádia Velleda Caldas (vol.21, no.2, abr./jun. 2014)

“Não é meu intuito estabelecer polêmica”: a chegada da peste ao Brasil, análise de uma controvérsia, 1899 – Artigo de Dilene Raimundo do Nascimento e Matheus Alves Duarte da Silva (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol.20, supl.1, nov. 2013)

Os intelectuais e as representações da nação: um sertão chamado Brasil, artigo de Marcos Cezar de Freitas sobre livro de Nísia Trindade Lima (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 8, n. 3, dez 2001)

A conquista do espaço: sertão e fronteira no pensamento brasileiro, artigo de Lúcia Lippi Oliveira (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 5, jul. 1998)

Visões do deserto: selva e sertão em Euclides da Cunha, artigo de Roberto Ventura (História, Ciências, Saúde – Manguinhos vol. 5, jul. 1998)

Desenvolvimento sustentável: debates em torno de um conceito problemático, artigo de José Augusto Drummond (vol.5, n.3, fev 1999)

Leia também:

Os significados da história da saúde pública global
Suplemento da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 27, supl.1, 2020) reúne estudos que contribuem para a compreensão dos desafios atuais

Boletim da SBHC traz entrevista com Kapil Raj
Professor de História da Ciência na École des Hautes Études en Sciences Sociales fala sobre a sua teoria sobre a circulação de conhecimentos