Arca Dados, repositório de dados para pesquisa da Fiocruz, recebe selo CoreTrustSeal

Setembro/2024

Simone Intrator | VPEIC/Fiocruz

O Arca Dados, o repositório oficial de dados para pesquisa da Fiocruz, recebeu, em 12/09, o selo do CoreTrustSeal, uma organização sem fins lucrativos, que fornece uma das mais importantes certificações internacionais legitimando a plataforma como fonte confiável. É a primeira vez que um repositório de dados do Brasil recebe a certificação. Os avaliadores, que integram uma comunidade internacional de dados, levaram em conta critérios como processos de armazenamento, questões jurídicas, éticas e tecnológicas, qualidade dos processos, investimentos da instituição, entre outros. 

O Arca Dados tem a missão de ser a plataforma para arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar os dados digitais para pesquisa produzidos pela comunidade Fiocruz e/ou em parceria com outros institutos ou órgãos de pesquisa. 

O selo da CoreTrust é o primeiro passo para outras certificações como o ISO (International Organization for Standardization). Desde 2020, a Fiocruz tem uma política de gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa e o Arca Dados é a principal ferramenta dessa política. 

“O reconhecimento de que se tem qualidade e confiabilidade é fruto de um grande esforço institucional para uma Ciência mais aberta, de compartilhamento de conhecimentos, informações e dados, de preservação e de memória na área de pesquisa”, explica Vanessa Jorge, coordenadora do Comitê Gestor do Arca Dados e coordenadora da Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz.

Leia também:

Ciência aberta na Fiocruz: um “ecossistema”

Do acesso aberto aberto dos nove periódicos científicos até plataformas online que promovem a ciência cidadã, a ciência aberta na Fundação Oswaldo Cruz é como um “grande guarda-chuva de práticas e iniciativas”, conforme apresentou a coordenadora do Fórum de Editores Científicos da Fiocruz, Vanessa Jorge, no evento de 30 anos da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos