28/08/2023
“A humanidade hoje está muito egoísta, não pensa no próximo. É o maior engano. A humanidade tem um potencial enorme de doar ao próximo. Ela precisa ser estimulada a isso e acreditar que essa ação é gratificante.” Marcos Moraes (1936-2020)
No Dia Nacional do Voluntariado, 28 de agosto, destacamos trechos da entrevista do cirurgião Marcos Fernando de Oliveira Moraes (1936-2020) a Claudia Jurberg, Jaime Benchimol, Luiz Antonio Teixeira e Ruth Martins, publicada na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (vol. 17, supl. 1, jul/2010). Marcos Moraes presidiu a Fundação Nacional do Câncer, dirigiu o Instituto Nacional do Câncer (Inca) por oito anos, e contribuiu para a elaboração do Programa Nacional de Câncer e a orientação da política de câncer no Brasil.
“Em todas as instituições do mundo que aproveitam voluntários, os resultados são extremamente superiores em todas as etapas, até no resultado do tratamento”, revelou o médico na entrevista, na qual ele fala sobre o primeiro hospice no Rio de Janeiro – “um lugar para onde as pessoas vão para aproveitar da melhor maneira possível o resto de vida que têm” – e sobre programas de voluntariado, tratamento humanizado e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.
Os hospices e os programas de voluntariado para o câncer, entrevista do cirurgião Marcos Fernando de Oliveira Moraes a Claudia Jurberg, Jaime Benchimol, Luiz Antonio Teixeira e Ruth Martins (História, Ciências, Saúde – Manguinhos (vol. 17, supl. 1, jul/2010)
Veja o sumário da edição de História, Ciências, Saúde – Manguinhos dedicada ao câncer
Leia também em HCS-Manguinhos
Solidariedade crítica e voluntariado orgânico: outra possibilidade de intervenção societária, artigo de Lucilda Selli e Volnei Garrafa (História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 13, n, 2, jun/2006)