Agosto/2023
A equipe da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos lamenta o falecimento do historiador e cientista político José Murilo de Carvalho, ontem, 13 de agosto de 2023, aos 83 anos. Mineiro, bacharel em sociologia e política pela UFMG e doutor em ciência política pela Universidade de Stanford, EUA, José Murilo de Carvalho era membro da Academia Brasileira de Letras. A revista teve a honra de contar com suas contribuições como parecerista e conselheiro, além de ser autor de um dos artigos mais lidos da história do periódico e ter dado entrevistas sobre temas candentes ao nosso Blog.
O artigo Os bordados de João Cândido (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 2, n. 2, jul/out, 1995) revela dois bordados surpreendentes feitos por João Cândido Felisberto, apontado como principal líder da Revolta dos Marinheiros de 1910, também conhecida como a Revolta da Chibata, que ocorreu entre 23 e 26 de novembro daquele ano no litoral do Rio de Janeiro. Marinheiro de primeira classe e primeiro timoneiro do navio Minas Gerais, João Cândido era filho de ex-escravos e entrou para a marinha aos 15 anos. Tinha 30 anos em 1910, era forte e considerado rude.
Os bordados, descobertos pelo historiador e sua esposa jornalista no Museu de Arte Regional de São João Del Rei em 1985, tiveram a sua autenticidade confirmada com um senhor de 92 anos – Antonio Guerra – que, então jovem sargento, havia sido carcereiro de João Cândido na ilha das Cobras, para onde foi levado após a repressão à revolta por militares vindos de Minas Gerais. Feitos em toalhas, os bordados foram dados de presente a este carcereiro – que era 12 anos mais novo que João Cândido e levava jornais para o marinheiro ler na prisão. Segundo José Murilo de Carvalho, os bordados “Amôr” e “O Adeus do Marujo” ajudaram a rever e ampliar os conhecimentos sobre a personalidade de João Cândido e esclarecer aspectos da vida cotidiana dos marinheiros da época.
Baixe o artigo completo em arquivo PDF:
Os bordados de João Cândido, artigo de José Murilo de Carvalho (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 2, n. 2, jul/out, 1995)
Leia também no Blog de HCS-Manguinhos:
José Murilo de Carvalho será Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, Portugal
Em conjunto com os professores Lucia Bastos e Marcello Basile, ele prepara para publicação um levantamento dos panfletos da Independência, que resultará em 4 volumes de 800 páginas.
Independência sem povo: para José Murilo de Carvalho, celebração do 7 de setembro foi deprimente
“Que festa cívica é essa que tem que isolar a população?”, questiona o historiador em artigo no O Globo.
José Murilo de Carvalho: povo brasileiro despertou da letargia
Para o historiador, o desprestígio de partidos e políticos continuará a ser combustível para próximas explosões.
Academia Brasileira de Ciências promove webinário sobre história das pandemias
Os historiadores José Murilo de Carvalho, Sidney Chalhoub e Dominichi Miranda de Sá falarão sobre a Revolta da Vacina, a racialização das pandemias e o papel das ciências e da saúde pública na história do enfrentamento das epidemias no Brasil
PL que regulamenta profissão de historiador gera polêmica na comunidade científica
Historiadores estão divididos: Ângela Maria de Castro Gomes é favorável ao PL; José Murilo de Carvalho, totalmente contrário.