Ministra da Saúde faz conferência na 75ª Reunião Anual da SBPC

Julho/2023

Clique para acessar o site da SBPC

Nesta terça-feira, 25 de julho, a ministra Nísia Trindade Lima participará da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com uma conferência às 9h30 no auditório Central do edifício Setor Tecnologia (1º andar) da UFPR, em Curitiba. O evento terá transmissão online ao vivo no canal da SBPC no Youtube

A programação da 75ª Reunião Anual da SBPC tem mesas-redondas, sessões especiais, conferências e encontros sobre ciência, tecnologia e inovação, saúde e educação. Neste segundo dia, serão cerca de 40 eventos em formato presencial, virtual e híbrido, incluindo oito conferências. 

Também às 9h30, no auditório da Química, Gersem José dos Santos Luciano Baniwa, professor associado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), falará sobre “Saberes indígenas: utopias que inspiram esperança e vida em tempos de crise socioclimática”

Diversos assuntos relacionados à educação estarão entre os debates do dia. Entre os destaques está a mesa-redonda “É essa reforma do ensino médio que precisamos?”, que reunirá Helena Singer, líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka, Maria Cecilia Amendola da Motta, diretora-presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS), e Maurício Holanda Maia, do Ministério da Educação (MEC). A atividade será realizada no auditório 02 (1º andar) – Engenharia Química, às 13h.

Também sobre educação, a mesa “As ciências humanas e a educação na reconstrução do Brasil: desafios e perspectivas” reunirá Andrea Barbosa Gouveia, professora da UFPR, Celso Sanchez Pereira, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e Luiz Fernandes Dourado, diretor-presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, com coordenação de Geovana Mendonça Lunardi Mendes, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e conselheira da área de Humanidades na SBPC. A mesa ocorrerá no Anfiteatro 12 do prédio de Ciências Biológicas da UFPR, às 13h.

A terça-feira contará com dois debates preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O primeiro debate, que abordará “A avaliação e o financiamento da pesquisa”, será realizado no auditório Leo Grossmann – Ed. Blocos Didáticos, às 13h. Coordenado por Marimélia Porcionatto, diretora da SBPC e professora da Universidade Federal de São Paulo, a atividade terá entre os participantes, Olival Freire Junior, diretor-científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Jerson Lima da Silva, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária.

O segundo  discutirá os “Marcos legais – a necessária regulação da ciência no Brasil”. A sessão será realizada no auditório Central – Ed. Setor Tecnologia (1º andar), às 16h. Os palestrantes são Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC e professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Antonio Rodrigues Elias, ex-secretário executivo do MCTI 2006/2014, e Francilene Procópio Garcia, diretora da SBPC e professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O debate será coordenado por Glaucius Oliva, professor titular do Instituto de Física da USP em São Carlos.

Os 110 anos da UFPR é tema de sessão especial, às 13h, no auditório Central – Ed. Setor Tecnologia (1º andar). Coordenada por Sergio Nadalin, professor sênior na categoria Permanente no Programa de Pós-Graduação em História da UFPR, a atividade terá entre os palestrantes o reitor da universidade Ricardo Marcelo Fonseca e os professores Ulf Gregor Baranow e Márcia Teresinha Andreatta Dalledone Siqueira.

Às 16h, o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e a SBPC realizarão a mesa-redonda “O papel da Educação e da Ciência para superar, na Alemanha e no Brasil, o preconceito e o ódio”, com tradução simultânea e transmissão pelos canais do DWIH São Paulo e da SBPC no YouTube. O debate será realizado no auditório de Química. Especialistas alemães e brasileiros discutirão de que maneira a educação e a ciência podem colaborar para impedir posicionamentos preconceituosos e discursos de ódio.

Transmissão

As atividades da 75ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios “Leo Grossmann” e do auditório Central do prédio da Tecnologia terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas nos auditórios 01 (Térreo) e 02 (1º andar) do prédio da Engenharia Química e no auditório do anfiteatro do prédio da Química, serão transmitidas pelo canal da UFPR.

A 75ª Reunião Anual da SBPC vai até o dia 29 de julho no Centro Politécnico da UFPR.

Confira a programação completa no site do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/.

Leia em História, Ciências, Saúde-Manguinhos:

Dossiê Brasil – Alemanha: relações médico-científicas (vol. 20, n. 1, 2013)

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Germanofilia de Rocha Lima marcou sua ‘persona’ científica
Para André Felipe Cândido da Silva, o cientista não ficou famoso por causa da sua ligação com a medicina germânica inclusive durante o nazismo.

Rocha Lima: germanofilia e intercâmbio científico
Promotor das relações médico-científicas entre Brasil e Alemanha na primeira metade do século XX, ele teve sua postura política questionada

Pai da eugenia no Brasil ficou obscuro na história
Defensor da ‘higiene racial’, o médico Renato Kehl assumiu a propaganda eugênica como missão política e intelectual entre 1917 e 1940

Se é Bayer…
Empresa alemã usava periódicos para promover seus produtos entre médicos e farmacêuticos brasileiros na primeira metade do século XX

Os inimigos invisíveis do império alemão
Imprensa em língua alemã ‘combatia’ doenças tropicais em colônias na África e no Brasil

Brasil: paraíso ou inferno
No artigo “Insalubridade, doenças e imigração: visões alemãs sobre o Brasil”, Karen Macknow Lisboa investiga escritos de viajantes alemães envolvidos com a questão imigratória desde o contexto do Império alemão até a ascensão do nazismo e o III Reich.

Cooperação científica do Brasil com a França e a Alemanha entre 1919 e 1940 é tema de estudo
Magali Romero Sá investiga diferenças nos relacionamentos com os dois países

Pontes continentais?
As teorias do cientista alemão Hermann von Ihering são discutidas em artigo de Maria Margaret Lopes e Irina Podgorny

Diplomatas no laboratório
Projeto investiga o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha nazista

Medicina nazista em destaque na revista HCS-Manguinhos
Leia a entrevista de Volker Roelcke, diretor do Instituto de História da Medicina da Universidade de Giessen, na Alemanha, à nossa repórter Vivian Mannheimer (v. 29, n. 2, abr-jun/2022)

E ainda…

Conheça as edições de HCS-Manguinhos sobre a Amazônia

A Amazônia está na pauta da revista HCS-Manguinhos há pelo menos duas décadas. Conheça os suplementos Visões da Amazônia (v. 6 set/2000) e Amazônia: saúde, meio ambiente e cultura (v. 14, dez/2007).