Julho/2023
Nesta quarta-feira, 5 de julho de 2023, na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou mudanças no Ministério da Saúde, disse que irá manter a ministra Nísia Trindade Lima no comando da pasta e elogiou seu trabalho nesses seis meses de governo. “Poucas vezes na vida a gente teve a chance de ter uma mulher no Ministério da Saúde para cuidar do povo com o coração, como a mãe cuida dos seus filhos. E eu não tenho dúvida, eu tive muita sorte com os meus ministros da Saúde, todos eles foram extraordinários, mas precisou uma mulher para fazer mais e fazer melhor do que todos nós somos capazes de fazer”, afirmou.
O presidente enalteceu o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos seus profissionais no combate à pandemia de covid-19 e afirmou que o negacionismo não ficará impune na história da saúde brasileira.
Nísia Trindade Lima na revista HCS-Manguinhos
Não é só o presidente Lula que confia na competência de Nísia Trindade Lima. A comunidade da Fiocruz votou em peso nela nas duas últimas eleições para presidente da Fundação. Nísia não chegou a completar seu segundo mandato porque virou ministra da Saúde do Brasil. Não à toa, ela foi homenageada na Carta do Editor do atual número de HCS-Manguinhos (vol. 30, 2023) pelo editor-científico da revista, Marcos Cueto.
“O final de 2022 trouxe um acontecimento que nos traz otimismo: a designação de Nísia Trindade Lima como ministra da Saúde. A partir de janeiro de 2023, ela é a primeira mulher a comandar o órgão federal, criado em 1953, cujos 50 predecessores foram homens”, ressalta o editor, e completa: “A confiança em sua gestão não advém do fato de ser mulher. Confirma que cientistas sociais e historiadores podem contribuir com seus estudos para as políticas públicas de saúde e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Conhecemos sua capacidade intelectual porque a maioria de suas pesquisas e publicações se situa no campo da história da saúde.”
Segundo Cueto, a notável trajetória fornece a Nísia “as melhores credenciais para enfrentar novos desafios, graças a sua capacidade de articular diálogos intersetoriais frutíferos entre ciência, sociedade civil, política nacional e saúde global”.
Leia na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos:
Nísia Trindade Lima: orgulho da Fiocruz, orgulho do Brasil, Carta do Editor, Marcos Cueto (HCS-Manguinhos, n. 30, 2023).
Leia mais no Blog de HCS-Manguinhos:
Nísia: ‘Perdemos a alta cobertura vacinal que já era normalizada’
Ministra da saúde, Nísia Trindade Lima lamenta retrocessos, lembra que Programa de Imunizações de 1973 erradicou a varíola e eliminou a pólio – agora de volta -, e defende movimento nacional
A volta do Brasil da vacinação
Movimento Nacional pela Vacinação busca a retomada das altas coberturas vacinais e da confiança da população brasileira nas vacinas, com destaque para a volta do Zé Gotinha como símbolo da campanha!
Há 20 anos, a socióloga Nísia Trindade Lima, atual ministra da Saúde, co-editava um número especial de HCS-Manguinhos sobre a história da imunização no Brasil. Confira o suplemento (v. 10, supl. 2, 2003) e muitos outros textos publicados na revista ao longo de décadas.
Leia também:
Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima apresenta Aula Inaugural da Fiocruz 2023
Assista a aula inaugural de 2023 da Ministra Nisia na Fiocruz em 31 me março de 2023: