Memória e história no tempo presente e futuro

Fevereiro/2023

Para celebrar os vinte anos do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz), quatro professores do Programa entrevistaram, pela internet, em 26 de outubro de 2021, uma das suas idealizadoras, a historiadora Margarida de Souza Neves, professora emérita do Departamento de História da PUC-Rio. A entrevista está publicada na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, na seção Depoimento do número que comemora o aniversário do PPGHCS (v. 29, n. 4, out/dez 2022).

Em outubro de 2021, Margarida de Souza Neves, professora emérita da PUC-Rio, conversou com Kaori Kodama, Luiz Otávio Ferreira, Gilberto Hochman e Maria Rachel Fróes da Fonseca sobre os 20 anos do PPGHCS/COC/Fiocruz, que ela ajudou a “partejar”

Na entrevista, os professores Kaori Kodama, Maria Rachel Fróes da Fonseca, Gilberto Hochman e Luiz Otávio Ferreira, que já passaram pela coordenação do PPGHCS, buscaram estimular reflexões sobre os significados da criação do programa em 2001 e seus desafios vinte anos depois.  

“Nada tão atual como os desafios da história das ciências e da saúde hoje. Com que instrumentos nós assumimos uma postura crítica em relação a determinadas afirmações da ordem da pior ficção, do tipo “a vacina provoca aids”? Com que instrumentos do nosso saber nós nos aproximamos criticamente disso?”, questiona a entrevistada, após quase dois anos de isolamento devido à pandemia de Covid-19. “Qual é o nosso veículo de indignação? Qual é a nossa posição politicamente mais fértil? É fingir que não ouvimos, para não dar importância? Vamos discutir isso”, defende Margarida.

Ela prossegue:  “Vamos trazer o que a gente tiver de melhor para que essa constituição do campo, que vai sempre se fazendo e se refazendo, tenha sentido e construa sentido para hoje e para o que vem depois. O tempo da memória e o tempo da história não é o passado, é o presente e o futuro.”

Para a professora, o sentido da comemoração desses vinte anos “são os próximos muitos outros vinte anos”. “Essa nossa conversa foi um lindo exercício, um laboratório de construção do nós”, concluiu.

Leia na revista HCS-Manguinhos:

A arte de partejar um programa de pós-graduação em história: os 20 anos do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde: entrevista com Margarida de Souza Neves, depoimento de Margarida de Souza Neves a Kaori Kodama, Maria Rachel Fróes da Fonseca, Gilberto Hochman e Luiz Otávio Ferreira (História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 29, n. 4, out/dez 2022)