Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde do Brasil

Janeiro/2023

Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde, na cerimônia da sua posse em 02/01/2023. Foto: Julia Prado/MS

Primeira mulher presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cargo que ocupou desde 2017, a socióloga Nísia Trindade Lima também é a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde do Brasil, tendo tomado posse ontem, 2 de janeiro de 2023.

Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) desde 1987, Nísia integrou a primeira geração de profissionais da unidade que teria a missão, numa instituição biomédica, de desenvolver pesquisas e ensino em história, memória, divulgação científica e patrimônio cultural das ciências, da medicina e da saúde brasileiras. Nísia foi também a primeira chefe do departamento de pesquisa histórica (1989-1991), vice-diretora (1992-1994) e diretora da COC entre os anos de 1998-2005. É ela quem assina a Carta da Editora Convidada do atual número da Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 29, n. 4, out-dez/2022), que comemora os 21 anos do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS-COC/Fiocruz).

Mario Moreira, presidente em exercício da Fiocruz. Foto: Raquel Portugal.

Para o cargo de presidente em exercício da Fiocruz foi designado Mario Moreira, conforme a Portaria 1.421/2022, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Ele deverá permanecer no cargo até o dia 2 de abril. O período visa recobrir o tempo necessário para a realização do processo eleitoral para a Presidência, tendo em vista a nomeação de Nísia como ministra da Saúde.

Na Fiocruz desde 1994, Mario Moreira é doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná, com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal, mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e em Gestão de Tecnologias e Inovação pela University of Sussex, no Reino Unido. Ele também é especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2017, tornou-se vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, cargo que passou a ser de diretor-executivo no ano passado.

Leia mais:

Valorizando o conhecimento histórico para uma sociedade mais democrática
Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, ex-presidente da Fiocruz (2017/2022), assina a Carta da Editora do novo número de HCS-Manguinhos, que comemora os 21 anos da Pós em História das Ciências e da Saúde da Fiocruz

HCS-Manguinhos celebra 21 anos da Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Fiocruz