Março/2022
Nesta terça-feira, 29 de março, às 19h, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em parceria com o Grupo Desterro Fritz Müller – Charles Darwin 200 anos, lança virtualmente a segunda edição do e-book “Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras”. A obra é resultado de sete webinários organizados pelo Grupo Desterro em 2020 para os professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, com a participação de cerca de 700 professores. O lançamento terá transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.
Estes seminários virtuais contaram com a colaboração de estudiosos, pesquisadores e professores das áreas das ciências naturais, educação, divulgação científica, arte e patrimônio cultural do estado de Santa Catarina e do País. As ricas discussões destes eventos serviram de base para elaboração de um livro eletrônico (E-book), como material de apoio pedagógico para a educação básica, condensando em um único suporte, conteúdos que podem ser adaptados para diferentes níveis de ensino, acompanhado de ilustrações de apoio, oportunizando assim, a divulgação ao grande público, do extraordinário legado científico de Fritz Müller, para ser lido e saboreado como se fosse uma viagem, sem data para terminar, onde o prazer do percurso é o mais importante.
O livro é a materialização de trabalhos relacionados ao bicentenário de nascimento de Johann Friedrich Theodor Müller, que nasceu na Alemanha, no dia 31 de março de 1822 e chegou no Brasil em 1852. Colono e lavrador no Vale do Itajaí (atual Blumenau), Fritz Müller foi um grande naturalista e, também, professor de matemática e ciências naturais na educação básica. Em 1864, publicou o livro “Für Darwin”, na Alemanha, cinco anos após o britânico publicar “A origem das espécies”. O livro impressionou tanto Darwin, que ele mesmo pagou a tradução do alemão e a publicação da obra em inglês sob o título “Facts and Arguments for Darwin”. Os dois mantiveram uma intensa correspondência e amizade até a morte de Darwin, em 1882. Fritz Müller é o terceiro cientista mais citado em “A origem das espécies” e publicou cerca de três centenas de artigos científicos, grande parte deles em periódicos internacionais, como a Nature.
Coordenado por Mário Steindel, professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador científico do Grupo Desterro Fritz Müller – Charles Darwin 200 anos, o evento contará com a participação de Alberto Lindner, professor da UFSC; Ana Maria Ludwig Moraes, membro do Instituto Histórico de Blumenau; Carlos Rogerio Tonussi, professor associado da UFSC; Dolores Carolina Tomaselli, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC); Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da SBPC; Klaus Hartmann Hartfelder, professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Lauro Eduardo Bacca, professor do quadro do Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Luis Roberto Fontes, médico legista do Instituto Médico-Legal de São Paulo (IML-SP); Marcondes Marchetti, do Grupo Desterro Fritz Müller-Charles Darwin 200 anos; Maria Cristina Tonussi, a ilustradora botânica e de fauna e estudante da UFSC; e Maria da Gloria Weissheimer, membro do Grupo Desterro Fritz Müller-Charles Darwin 200 anos.
Serviço
Lançamento do e-book “Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras”
Data: 29 de março
Horário: das 19h às 20h30.
Transmissão pelo canal da SBPC no YouTube
Leia no Blog de HCS Manguinhos:
O sul da Bahia na viagem de Maximiliano de Wied, 1815-1817
A hipótese darwiniana da pangênese: apenas um equívoco?
Darwinismo e racismo científico na obra de Domingos Guedes Cabral
Oceanos e mares na nova edição da revista HCS-Manguinhos
Viagem de Maximiliano de Wied do Rio a Salvador entre 1815 e 1817 é tema de projeto
Desenhos e aquarelas de Conrad Martens no Beagle estão online
Artigos no Dossiê Darwinismo de HCS-Manguinhos (volume 8, número 3, de set/dez 2001)
Teoria social e biologia: perspectivas e problemas da introdução do conceito de história nas ciências biológicas, por Ricardo Waizbort
História e filosofia da ciência: uma abordagem filogenética, por James G. Lennox (em inglês)
Uma breve história da teoria evolutiva, por Edson Pereira da Silva (em inglês)
O conceito de natureza em A origem das espécies, por Anna Carolina K. P. Regner
O salto qualitativo em Theodosius Dobzhansky: unindo as tradições naturalista e experimentalista, por Aldo Mellender de Araújo
Ser ou não ser consiliente: eis a questão, por Eduardo Rodrigues Cruz
De Darwin, de caixas-pretas e do surpreendente retorno do ‘criacionismo’, por Maurício Vieira Martins
Em outras edições:
Pangênese, genes, epigênese, artigo de Fernanda Gonçalves Arcanjo e Edson Pereira Silva (vol.24, n.3, jul./set. 2017)
As funções de um cérebro darwinista: Guedes Cabral e o evolucionismo de Funções do cérebro (1876), artigo de Roberto Sobreira Pereira Filho e Ricardo Waizbort (v. 20, n. 4, dez 2013)
Darwin: entre Paley y Demócrito, artigo de Gustavo Caponi (vol.10, no.3, dez 2003)
Das intermináveis incursões de Darwin pelo Brasil, pela América Latina e pelo mundo, artigo de Andre Luis de Lima Carvalho (vol.20, suppl.1, nov. 2013)
Mais no blog de HCS-Manguinhos:
‘A Evo-Devo vem ampliar a catedral da biologia evolucionária’
Para o filósofo argentino Gustavo Caponi, professor da UFSC, o darwinismo e a Teoria da Seleção Natural não estão em crise
Cartas trocadas por Darwin e Hooker estão online – Darwin Correspondence Project divulga 1.400 correspondências entre os dois cientistas ingleses
Assista: