Virgínia Leone Bicudo e sociólogos rurais são temas de artigos disponíveis online

Fevereiro/2022

Virgínia Leone Bicudo. Foto: Fundo Virgínia L. Bicudo, CDM – Sociedade Brasileira Psicanálise de São Paulo

Nascida em 1910, a socióloga e psicanalista Virgínia Leone Bicudo foi pioneira nos estudos sobre o racismo na sociedade brasileira nos primórdios da institucionalização universitária das ciências sociais no país. O pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Marcos Chor Maio assina artigo sobre no Projeto SBS – Memória: Sociólogos e Sociólogas Brasileiras, no site da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2021.

Virgínia Bicudo realizou pesquisas sobre as relações raciais na cidade de São Paulo, a partir das interfaces entre sociologia, antropologia, psicologia social e psicanálise. Acesse o artigo.

Com Thiago da Costa Lopes, Marcos Chor Maio também assina o artigo Sociólogos Rurais, Modernização e Ideais de Comunidade na América Latina: O Caso do Office of Foreign Agricultural Relations (1930 – 1940), publicado no primeiro número de 2022 da Dados, Revista de Ciências Sociais (vol. 65, n.1, 2022). O texto aborda a participação de sociólogos rurais norte-americanos em missões técnicas na América Latina, durante a Segunda Guerra Mundial, como parte dos programas de cooperação interamericana dos EUA. Acesse aqui.