Novembro/2021
Quando se fala em uma geografia do Brasil, costuma-se pensar numa ciência feita por geógrafos brasileiros ou que trate do território brasileiro, ou ambos. Com 13 artigos escritos por geógrafos e um historiador, o livro Geografia das ciências, dos saberes e da história da geografia, organizado por Larissa Alves de Lira, Manoel Fernandes de Sousa Neto e Rildo Borges Duarte, coloca o espaço geográfico no centro da discussão sobre a história das ciências e das técnicas.
“O livro convida a interpretar as implicações dessa identificação coletiva com um dado espaço geográfico e nos provoca a considerar o fazer científico nessa condição espacial”, afirma João Alves de Souza Neto, professor de geografia da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em resenha publicada na revista HCS-Manguinhos (vol. 28, n. 3, jul/set 2021). Ele recomenda o livro especialmente a pesquisadores que se dedicam à história da geografia.
“Ao tirarmos a ciência geográfica brasileira de um aparente isolamento, conectando-a com o processo de construção de uma ciência-mundo, podemos afirmar que existe, pelo contrário, uma geografia no Brasil, e não do Brasil”, afirma o autor da resenha.
Lançada em 2020 pela Alameda Editorial, a obra remete a um colóquio realizado em 2017 na Universidade de São Paulo.
Leia na revista HCS-Manguinhos:
A história das ciências e das técnicas a partir de sua geografia: encontros, desencontros e deslocamentos de saberes, resenha de João Alves de Souza Neto para o livro Geografia das ciências, dos saberes e da história da geografia (orgs. Larissa Alves de Lira, Manoel Fernandes de Sousa Neto e Rildo Borges Duarte, Alameda Editorial, 2020) (HCS-Manguinhos, vol. 28, n. 3, jul/set 2021)