Outubro/2021
Começa nesta quinta-feira, 28 de outubro, às 11h, com a palestra Perdas e Luto: desafios da pandemia, da psicóloga Mariana Clark, o festival Filmambiente 2021, que segue até quarta-feira, 3 de novembro. Online e gratuito para o Brasil, o festival reúne 43 filmes com temática ambiental, divididos em mostras competitivas e temáticas. Esta 11ª edição do festival também contará com palestras e painéis temáticos abertos ao mundo todo. Dos 43 filmes que participam desta edição, 20 são longas-metragens, dois médias e 21 curtas, e 41% das produções foram dirigidas por mulheres.
Na mostra Deslocados, seis filmes abordam as questões humanitárias que resultam da migração; em Um Só Oceano, cinco filmes denunciam o estado de mares e oceano; Defensores do Amanhã traz cinco filmes com exemplos de ativismo ambiental, ações e atitudes por uma vida mais justa e sustentável; Por Nós Mesmos reúne cinco filmes realizados por diretores de diferentes povos originários ao redor do mundo, que contam suas histórias de seus próprios pontos de vista; e a mostra Uma Década para Restaurar tem quatro filmes que marcam a Década da Restauração de Ecossistemas da ONU (2021-2030).
Pela primeira vez o festival terá uma competição de curtas de animação, com 11 filmes animados em diferentes técnicas. A competição de documentários de longa metragem apresenta sete filmes que espelham o tempo em que vivemos: a luta permanente dos povos originários para preservar sua identidade cultural e a biodiversidade das terras que habitam.
“Perdemos mais de seiscentas mil vidas para o Covid19, mas também para as invasões de terras e para o acirramento da intolerância. O fogo consumiu boa parte dos diferentes biomas brasileiros, e a grilagem e a extração ilegal de madeira avançaram sobre áreas antes protegidas, mesmo que precariamente. E perdemos direitos, avanços duramente conquistados ao longo de anos, desde a promulgação da constituição de 1988. O Filmambiente 2021 carrega um pouco desta dor”, afirmam os organizadores do festival.
Além da palestra de abertura, serão realizados os paineis Uma Década para Restaurar, Economia Circular, A Construção do Amanhã / NetZero e A Importância do Oceano na Vida do Planeta, que terão sinal aberto para todo o mundo, tradução simultânea e tradução em libras, e serão transmitidos via zoom e replicados no Youtube da Swissnex.
A edição 2021 do Filmambiente se encerra nos dias 4 e 5 com palestras dirigidas ao público infanto-juvenil sobre a importância do oceano para o planeta. O festival tem parceria com a Engie, a Riofilme Segovi/Prefeitura do Rio, o Consulado da França e sua Cinemateca e o Consulado da Suíça.
Consulte o site do festival para links de inscrição e acesso e baixe a programação e o catálogo da mostra.
Artigo mapeia o estado da arte da história ambiental do Brasil
Os manguezais e nós: obra de Marta Vannucci é tema de artigo em HCS-Manguinhos
Considerada uma das mais importantes cientistas brasileiras, com diversos artigos e livros publicados, sua trajetória é tema de artigo de Alex Gonçalves Varela, professor do Departamento de História da Uerj
No meio do caminho havia um mangue
Artigo analisa os impactos ambientais da construção da estrada PA-458, que aterrou 26 quilômetros de manguezal entre a cidade Bragança e a praia de Ajuruteua, no nordeste do Pará
A Mata Atlântica e a eco-história
No início do século XVI, a Mata Atlântica abrangia mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Hoje, restam apenas cerca de 12% da floresta original. Leia em HCS-Manguinhos: “Destruição e proteção da Mata Atlântica no Rio de Janeiro: ensaio bibliográfico acerca da eco-história”, artigo de Arthur Soffiati (v. 4, n. 2, out 1997)