Sociologia já era ensinada no Amazonas no fim do século XIX

Maio/2021

Ginásio Amazonense, 1914 (Acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas)

Dados históricos inéditos sobre a presença do ensino de sociologia no estado do Amazonas entre 1890 e 1900 foram descobertos por dois pesquisadores através de buscas nos arquivos do Diário Oficial do Estado do Amazonas e do Jornal Amazonense. Cristiano Bodart, professor da Universidade Federal de Alagoas, e Marcelo Cigales, então professor da Universidade Federal de Santa Catarina e hoje da Universidade de Brasília, encontraram evidências da trajetória da disciplina na última década do século XIX, bem como dos professores e alunos, a partir das notas de avaliações e de nomeações a cargos publicadas naquelas fontes.

De acordo com os pesquisadores, tais resultados contradizem muitos estudos que julgavam inexistente o ensino da disciplina antes das primeiras décadas do século XX. Segundo artigo de Bodart e Cigales publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 28, n. 1, mar. 2021), a sociologia foi ensinada no Amazonas entre 1890 e 1900 junto com outras disciplinas, como Moral, Noções de Economia Política e Direito Pátrio, na Escola Normal e no Ginásio Amazonense.

Segundo o estudo, quase todos os professores eram bacharéis em direito e ministravam mais de uma disciplina, além de terem outras atividades além da docência. A pesquisa sinaliza que a sociologia só era ofertada nos últimos anos do ginasial e do curso normal, restringindo-a a um pequeno grupo de alunos advindos da elite cultural e econômica. O ensino era marcado pela presença de professores temporários.

“As experiências relatadas no artigo fornecem indicativos importantes para se compreender as diferentes formas de inserção da sociologia escolar no Brasil, uma vez que descentraliza a história dessa disciplina, em grande parte com ênfase na região Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro”, afirmam os autores.

Segundo Bodart e Cigales, os resultados revelam a formação do professorado, o número de alunos, os conteúdos e a sua configuração no currículo escolar, a influência das leis federais e a circulação internacional das ideias na proposição do ensino de sociologia, concebida como um conhecimento especializado sobre os grupos sociais, capaz de conhecer as leis que ordenavam o mundo social. Tal perspectiva era influenciada principalmente pelos estudos de Augusto Comte (1798-1857) e Herbert Spencer (1820-1903) – autores que circulavam entre as elites letradas do país naquele momento.

“A sociologia ensinada em Manaus no final do século XIX esteve permeada por noções de Direito e voltada para a civilidade, a moralidade, o respeito à ordem e ao civismo, além de fundamentada em ideais positivistas e, muito provavelmente, na laicidade”, revelam os pesquisadores. Para eles, o artigo é um marco importante na história da sociologia no Brasil, pois avança no estudo de fontes e regiões pouco exploradas nos principais estudos da temática no país.

Leia em HCS-Manguinhos:

O ensino de sociologia no século XIX: experiências no estado do Amazonas, 1890-1900, artigo de Cristiano Bodart e Marcelo Cigales (v. 28, n. 1, mar. 2021)