Março/2021
Com um acervo que testemunha a criatividade dos pioneiros da pesquisa básica em medicina no Brasil, o Centro de Memória e Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto evidencia o potencial das humanidades para desenvolver espírito crítico e problematizar o lugar da história e da memória na educação médica. Um artigo publicado na última edição de 2020 da revista HCS-Manguinhos apresenta a trajetória de constituição do Museu e seu acervo, que reúne objetos tridimensionais, fotografias, fitas cassete e coleções resultantes de doações.
A autora, Roberta Vasconcelos Leite, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, MG, destaca que o Centro pretende viabilizar pesquisas históricas e promover a formação cultural dos estudantes, particularmente de medicina. “A experiência contribui para a história e a educação médica ao vincular-se à visão ampla de ciência e universidade”, afirma.
Leia em HCS-Manguinhos:
O Centro de Memória e Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto: contribuições para a história e a educação médica, artigo de Roberta Vasconcelos Leite (v. 27, n. 4, out./dez. 2020)