Março/2021
Vanessa Brasil de Carvalho, pós-doutoranda pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Uma pesquisa realizada em três cidades brasileiras – Rio de Janeiro, Belém e Belo Horizonte – mostra que os adolescentes podem ter uma percepção da ciência mais sofisticada do que se imagina. Eles demonstram compreender a atividade científica e os cientistas para além dos estereótipos tradicionais, discutindo questões éticas e polêmicas a partir de seus conhecimentos escolares e pessoais.
Visando contribuir com os estudos sobre a percepção pública da ciência entre o público jovem, foram realizados doze grupos focais com adolescentes de escolas públicas e privadas das três capitais, que foram escolhidas por apresentarem características distintas no contexto brasileiro.
O artigo Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras, publicado na revista HCS-Manguinhos (v. 27, n. 4, out/dez 2020), indica um perfil crítico de adolescentes brasileiros em relação a assuntos de ciência e à programação televisiva.
Considerada uma importante mediação de práticas culturais, a televisão contribui na construção de variadas representações sociais, incluindo a da ciência. Nessa linha, alguns autores sinalizam que a televisão desempenha um papel importante para adolescentes na sua formação pessoal e escolha profissional.
De fato, o estudo identificou que os estereótipos da ciência e dos cientistas – muito frequentes em materiais televisivos – faziam parte dos conteúdos consultados pelos jovens para discutir diferentes temáticas. Porém, não são limitantes. A discussão dos participantes foi além desses estereótipos, mostrando que eles possuem capacidade de operar como produtores de sentido de forma crítica e ativa.
Leia em HCS-Manguinhos:
Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras, artigo de Vanessa Brasil de Carvalho, Luisa Massarani, Marina Ramalho, Luís Amorim, Yurij Castelfranchi, Licinia Maria Correa, Ana Carolina Corrieri, Maria Ataide Malcher, Jane Aparecida Marques, Suzana Cunha Lopes e Weverton Raiol (v. 27, n. 4, out/dez 2020)
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A ciência e seus públicos (vol. 20, supl. 1, nov/2013)