Cartão-postal, imagem e ação

Dezembro/2020

Quatro cartões-postais do início do século XX – três expondo baianas, designadas “crioulas”, e o quarto um “carregador africano” – são analisados pelo pesquisador Antonio Luigi Negro, do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia, num artigo publicado na última edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 27, n. 3, jul./set. 2020). Além de mostrar como os cartões foram historicamente tratados por pesquisas científicas realizadas entre 1979 e 2014, o autor se debruça sobre as inscrições feitas pelos remetentes.

“O encontro entre imagem e inscrições remete não apenas à correspondência entre lugares de origem e destino, mas à perspectiva dos correspondentes sobre as imagens ou as relações sociais”, afirma Negro.

Segundo o historiador, estas gravações apontam indícios das relações sociais em vigor no Brasil do início do século XX.

“Minha intenção foi analisar o postal como superfície de encontro entre (a) imagens de mulheres e homens da classe trabalhadora, (b) correspondência entre remetentes e destinatários e (c) marcações no suporte do cartão, manuscritas ou por intervenções não textuais, ambas referidas às imagens. Examino o modo como inscrições gravadas em acréscimo à imagem dão nitidez às relações sociais vigentes, não só entre os correspondentes”, explica.

Leia em HCS-Manguinhos:

O cartão-postal no Brasil do início do século XX: suporte para o encontro entre imagem e ação, artigo de Antonio Luigi Negro, pesquisador do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia (v. 27, n. 3, jul./set. 2020)