Significado(s) da história da saúde pública global

Setembro/2020

Os artigos neste suplemento temático sobre história da saúde pública global foram preparados e discutidos antes da trágica pandemia de Covid-19. No entanto, suas descobertas e discussões são igualmente relevantes para o momento que vivemos hoje, afirmam na Carta dos Editores o editor-científico de HCS- Manguinhos Marcos Cueto e os editores convidados Davide Rodogno e Nicolena Bourbonnais, ambos do Departamento de História Internacional do Graduate Institute of International and Development Studies, em Genebra, Suíça.

“A Covid-19 é um desafio aos pressupostos comuns das instituições e atores transnacionais de saúde e ao funcionamento da governança global da saúde. É também uma oportunidade de capitalizar as experiências bem-sucedidas na cooperação em saúde além das fronteiras nacionais e de revigorar as reformas e mudanças tão necessárias. Para historiadores preocupados com a saúde global, é um momento nobre para validar a importância de seu trabalho para compreender o presente e imaginar o futuro”, concluem.

Segundo os editores, os artigos desta edição encorajarão os historiadores da saúde global a assumir questões mais desafiadoras e examinar, por exemplo, estudos transnacionais de ativismo em saúde, regiões pouco estudadas do mundo e mudança e continuidade com metodologias e perspectivas históricas alternativas. O suplemento também estimula o diálogo entre historiadores, especialistas em saúde e curadores de museus.

Leia a Carta dos Editores

Acesse o sumário da edição, com links para todos os artigos na íntegra