Travestis e transexuais em revistas médicas argentinas nos anos 1970

Setembro/2020

Litografia de Eva Farji, 2017

O artigo Travestismo y transexualidad en las revistas argentinas de medicina, 1971-1982, disponível na atual edição de HCS-Manguinhos (v. 27. n.2, abr./jun. 2020) em espanhol e inglês, aborda os discursos produzidos pela área médica em torno das iniciativas de modificação corporal de travestis e transexuais entre 1971 e 1982 na Argentina.

A autora, Anahí Farji Neer, PhD em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires e pós-doutorado do Conicet, analisa uma série de artigos publicados em revistas médicas argentinas que expõem o status dos tratamentos e intervenções e os sentidos morais, técnicos e profissionais que lhes são atribuídos pelo meio médico.

Anahí Farji Neer apresenta resultados parciais de sua tese de doutorado. Ela começa abordando o período anterior à formação das primeiras organizações de travestis, transexuais e transgêneros na Argentina e as primeiras iniciativas judiciais e parlamentares que reconheceram seus direitos. No período de que trata o artigo, existiam normas criminalizadoras e restritivas em vigor para a circulação de prostitutas, homossexuais, travestis e transexuais em espaços públicos na cidade de Buenos Aires e outras províncias. Em seguida, a autora analisa os sentidos sociais instituídos pelo campo médico em torno das iniciativas de modificação corporal de travestis e transexuais, vinculadas a discursos de compaixão, aberração moral e perigo social.

De lá pra cá a situação mudou bastante. As organizações de travestis, transexuais e transgêneros da Argentina desenvolveram o conteúdo da lei sobre identidade de gênero que desde 2012 permite não só o acesso às alterações cadastrais sem qualquer tipo de autorização médica, judicial ou administrativa, mas também aos tratamentos médicos necessários à construção de uma imagem corporal de acordo com a identidade de gênero.

Leia em HCS-Manguinhos:

Travestismo y transexualidad en las revistas argentinas de medicina, 1971-1982, artigo de Anahí Farji Neer (v. 27. n.2, abr./jun. 2020), disponível em espanhol e inglês

Como citar esse post:

Travestis e transexuais em revistas médicas argentinas nos anos 1970. Blog de HCS-Manguinhos. Publicado em 17/09/2020. Disponível em http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/travestis-e-transexuais-em-revistas-medicas-argentinas-nos-anos-1970/