Livro detalha a trajetória das leishmanioses no Brasil

Junho/2020

A Editora Fiocruz lança, nesta sexta-feira (26/6), o livro Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo (fins do século XIX aos anos 1960), que detalha a extensa trajetória dos estudos sobre esta doença no Brasil. Escrito pelos historiadores Jaime Larry Benchimol, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Denis Guedes Jogas Junior, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz), o livro engloba a descoberta de seus agentes etiológicos, as diversas espécies de leishmânias associadas às diferentes formas clínicas da doença, seus hospedeiros reservatórios e os flebotomíneos vetores, bem como aspectos da epidemiologia e ações de controle implementadas em contextos sociopolíticos e momentos diversos.

A obra traz à luz diversos aspectos pouco conhecidos da história das leishmanioses no novo mundo, inclusive os bastidores das articulações, dos planos de trabalho de pesquisadores pioneiros e os impactos que seus estudos tiveram à época de sua realização, assim como as implicações para estudos subsequentes em diferentes regiões do Brasil. Ao mesmo tempo, contextualiza a história do surgimento de importantes instituições de pesquisa pelo país e o início dos programas de controle das leishmanioses.

Esta é a primeira de duas partes da obra. A próxima começa com a chegada de Ralph lainson e Jeffrey Shaw ao Instituto Evandro Chagas em meados da década de 1960 e ainda não tem limite determinado, de acordo com Benchimol.

Uma coedição com a Fino Traço Editora, o livro estará disponível para aquisição em formato impresso na Livraria Virtual da Editora Fiocruz. Saiba mais sobre o lançamento.

Sumário:

Capítulo 1
Leishmaniose Tegumentar Americana: gênese e consolidação de um conceito
(Denis Guedes Jogas Junior & Jaime L. Benchimol)

Capítulo 2
A antiguidade da leishmaniose americana
(Jaime L. Benchimol & Denis Guedes Jogas Junior)

Capítulo 3
As leishmanioses e seus vetores: construção e circulação de conhecimentos em escala global (Denis Guedes Jogas
Junior & Jaime L. Benchimol)

Capítulo 4
Samuel Pessoa e a consolidação do conceito da Leishmaniose Tegumentar
Americana (Denis Guedes Jogas Junior & Jaime L. Benchimol)

Capítulo 5
Evandro Chagas e a Leishmaniose Visceral Americana (1934-1940)
(Jaime L. Benchimol)

Capítulo 6
Conexões internacionais: leishmaniose visceral na Ásia e no Mediterrâneo
(Jaime L. Benchimol)

Capítulo 7
Leishmanioses e outras endemias nos anos 1940 e 1950: política e instituições
(Jaime L. Benchimol)

Capítulo 8
A epidemia de calazar no Nordeste
(Jaime L. Benchimol)

Capítulo 9
O alastramento das ações contra as leishmanioses e outras endemias no Brasil
(Jaime L. Benchimol)

Referências bibliográficas e documentais

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Leishmanioses: circulação de saberes e assimetrias entre ‘centros’ e ‘periferias’ científicas no início do século XX
Em artigo, Denis Guedes Jogas Jr mostra que pesquisadores sul-americanos não contaram com o mesmo acesso aos principais periódicos científicos da Europa que seus colegas europeus

Leia em HCS-Manguinhos:

Trópicos, ciência e leishmanioses: uma análise sobre circulação de saberes e assimetrias, artigo de Denis Guedes Jogas Jr. (vol.24, no.4, out./dez. 2017)

Sobre a origem e dispersão das leishmanioses cutânea e mucosa com base em fontes históricas pré e pós-colombianas, artigo de Alfredo J. Altamirano-Enciso, Mauro C. A. Marzochi, João S. Moreira, Armando O. Schubach e Keyla B. F. Marzochi (vol. 10, n. 3, set/dez 2003)