Ricardo Ventura Santos, da Ensp/Fiocruz, é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Dezembro/2019

Ricardo Ventura Santos

O pesquisador Ricardo Ventura Santos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É o primeiro pesquisador da Fiocruz a ser eleito para a área das Ciências Sociais da ABC. Seus representantes contribuem no desenvolvimento de estudos de temas centrais para a sociedade, visando dar subsídios científicos no que tange à formulação de políticas públicas. A posse está marcada para maio de 2020, durante a Reunião Magna da Academia.

“Foi com muita honra, e por que não dizer surpresa, que recebi a notícia de eleição para a ABC. Ainda mais no momento que vivemos no país, é uma indicação que vem associada à imensa responsabilidade. Minha trajetória de pesquisador é indissociável da Fiocruz. A Ensp tem sido meu pouso-seguro por quase três décadas”, admitiu Ricardo.

Para a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, a eleição é um reconhecimento da trajetória acadêmica do pesquisador – sempre voltada para as áreas relevantes do SUS. “É uma grande satisfação para Fiocruz ter o Ricardo Ventura na ABC, eleito como pesquisador e acadêmico da área das Ciências Sociais. Acompanho, há muito, sua trajetória – reconhecida pelo trabalho no campo da saúde dos povos indígenas, da história e antropologia da ciência e no âmbito da pós-graduação, no comitê da área da Saúde Coletiva na Capes, no CNPq e na editoria científica da Editora Fiocruz. Parabéns ao Ricardo, à Ensp, pois é um grande orgulho para Fiocruz assistir ao reconhecimento de um pesquisador tão importante da nossa instituição”.

Hermano Castro, diretor da Escola, disse que a eleição é uma grande satisfação para a instituição. “É um orgulho e um reconhecimento de todo o seu trabalho de contribuição para a ciência brasileira. Ricardo é reconhecido nacional e internacionalmente por suas publicações e trajetória em defesa da saúde indígena. Para nós, é uma honra.”

Leia a reportagem completa no Informe ENSP

Leia artigos de Ricardo Ventura Santos publicados em HCS-Manguinhos:

Applying a southern solvent: an interview with Warwick Anderson, por Warwick Anderson, Marcos Cueto e Ricardo Ventura Santos (v. 23, supl.1, dez 2016)

História da genética no Brasil: um olhar a partir do Museu da Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, artigo de Vanderlei Sebastião de Souza, Rodrigo Ciconet Dornelles, Carlos E.A. Coimbra Júnior e Ricardo Ventura Santos (v.20, n.2, abr./jun. 2013)

Entre ossos e cientistas: um mergulho na pré-história americana, artigo de Ricardo Ventura Santos e Verlan Valle Gaspar Neto (v. 16, n. 3, set 2009)

Arquivo de Antropologia Física do Museu Nacional: fontes para a história da eugenia no Brasil, artigo de Vanderlei Sebastião de Souza, Ricardo Ventura Santos, Mônica Costa S. Coelho, Ozana Hannesch e Claudia Rodrigues-Carvalho (v. 16, n. 3, jul./set. 2009)

Antropologia, raça e os dilemas das identidades na era da genômica, artigo de Ricardo Ventura Santos e Marcos Chor Maio (v.12 n.2 maio/ago. 2005)

Diálogos entre genética, antropologia e história, artigo de Ricardo Ventura Santos (v. 11, n. 3, dez 2004)

A obra de Euclides da Cunha e os debates sobre mestiçagem no Brasil no início do século xx: Os sertões e a medicina- antropologia do Museu Nacional, artigo de Ricardo Ventura Santos (v. 5, jul 1998)

O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930, artigo de Ricardo Ventura Santos e Marcos Chor Maio (v. 1, no.1, out 1994)