Wanderley Guilherme dos Santos: ironia com sentido crítico e positiva

Outubro/2019

Wanderley Guilherme dos Santos. Foto: Marcelo Carnaval/Divulgação

O cientista político Wanderley Guilherme dos Santos deixou uma importante contribuição para as ciências humanas. Lamentamos sua morte, ocorrida no dia de hoje, 26 de outubro de 2019.

Wanderley era professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde lecionou democracia e teoria política por mais de duas décadas, e foi fundador do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, atual Iesp-Uerj)

Em 2004, a historiadora Isabel Lustosa publicou em HCS-Manguinhos a resenha Caminhos e descaminhos do pensamento brasileiro, sobre o livro de Wanderley Guilherme dos Santos Roteiro bibliográfico do pensamento político-social brasileiro (1870-1965) (Editora UFMG/Casa de Oswaldo Cruz), de 2002.

No livro estão reunidos dois trabalhos do cientista político: um levantamento das principais obras do pensamento brasileiro e um texto clássico, intitulado Paradigma e história: a ordem burguesa na imaginação social brasileira.

Na resenha, Isabel Lustosa afirma que malícia e humor sempre foram marcas do estilo de Santos de escrever e pensar. “A ironia de Wanderley Guilherme sempre teve um sentido crítico e apresentou-se de forma positiva”, comenta.

Leia em HCS-Manguinhos:

Caminhos e descaminhos do pensamento brasileiro, resenha de Isabel Lustosa sobre o livro Roteiro bibliográfico do pensamento político-social brasileiro (1870-1965), de Wanderley Guilherme dos Santos (v.11, n.1, jan/abr 2004)