Historiadores da Ciência repudiam projeto que desvirtuaria a função da Faperj
A Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) vem a público manifestar seu apoio integral à carta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 05/02/2015, na qual repudia o projeto de lei nº 3282/2014, que visa restringir o apoio da Faperj a “projetos de pesquisa com foco de intervenção na realidade das atividades relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas públicas e da administração do Estado do Rio de Janeiro”.
A Faperj vinha conhecendo, nos últimos anos, notável expansão de seus editais e competências para estímulo à pesquisa básica, à divulgação científica e educação pública, à dinamização de laboratórios e instituições, à expansão da pós-graduação, à edição de livros, ao aprimoramento de carreiras e realização de eventos científicos. Vinha, pois, cumprindo exemplarmente a sua função de agência de fomento à ciência e promoção do desenvolvimento, com base no mérito e capacidade de produção de conhecimento da comunidade científica carioca e nacional.
Assim como a SBPC, a SBHC considera que o PL constitui um desvirtuamento da ação da Faperj, com forte ameaça ao avanço científico e tecnológico das instituições do estado de Rio de Janeiro. Manifestamos assim nossa total oposição à aprovação do Projeto de Lei 3282/2014.
Márcia Regina Barros da Silva, presidente da SBHC
Diretoria e Conselho da SBHC
Leia mais:
SBPC repudia Projeto de Lei que muda norma da FAPERJ