Agosto/2024
Marina Lemle | Blog de HCS-Manguinhos
O viés inovador da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos desde a sua concepção, em 1994, foi a tônica da fala do diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Marcos José de Araújo Pinheiro, na mesa de abertura do evento Ciência aberta e os periódicos científicos de ciências humanas, realizado em 7 e 8 de agosto de 2024, em comemoração aos 30 anos da revista editada pela Casa.
“Eu sempre associo a revista à palavra ‘inovação’. Ela foi pensada como um projeto de inovação da Casa, se consolidou como fonte de pesquisa em várias áreas, e como referência em história, principalmente em história das ciências e da saúde, mas também em outras áreas, como documentação e patrimônio cultural das ciências e da saúde, além de ter um componente importante de fortalecimento da comunicação científica”, enalteceu Pinheiro em entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos, após a mesa.
Ainda no campo da inovação, Pinheiro destacou a interdisciplinaridade e a questão do acesso aberto, dos dados abertos e da ciência aberta – um princípio que a revista sempre apoiou e um ponto muito marcante que a caracteriza. Além disso, a revista se tornou, a seu ver, “quase uma escola de formação de editoria científica”, tendo em vista o trabalho da equipe totalmente dedicada a isso. “Historicamente, todos os que passaram pela revista sempre foram extremamente dedicados e têm esse comprometimento porque entendem a revista como parte delas e elas como parte da construção da revista”, observou.
Para ele, que é professor do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC, a revista é um dos “eixos estruturantes” da Casa de Oswaldo Cruz, porque vem consolidando várias áreas da Casa e a própria Casa no cenário internacional, por ser vetor para isso, ao constituir saberes e fortalecer os Programas de Pós-Graduação.
No campo da divulgação científica, Pinheiro também não poupou elogios ao Blog de HCS-Manguinhos. Ele contou que em 2018 fez parte da Comissão Científica da organização da Primeira Conferência de Humanidades Digitais, realizada na Fundação Getúlio Vargas. “Me chamou atenção o quanto o Blog era citado como referência do que poderia e deveria ser feito em relação à comunicação de ciência, e que outros periódicos científicos deveriam olhar o Blog como exemplo”, contou.
“Podemos dizer que a revista é uma pérola que nós temos”, elogiou o diretor da Casa.
Nós, da equipe de HCS-Manguinhos, agradecemos e ficamos muito felizes com o reconhecimento e a gentileza das suas palavras. Estamos prontos para inovar mais e animados com os próximos 30 anos!
Assista o evento online e leia mais:
Ciência aberta e os periódicos de ciências humanas: o evento online dos 30 anos da HCS-Manguinhos
Três décadas nada triviais para uma revista científica de história das ciências e da saúde
Divulgação científica em humanidades inova nas redes sociais
História nas redes sociais amplia públicos e acesso ao conhecimento
HCS-Manguinhos: fonte fundamental de bibliografia
Jaime Benchimol: “Tiro o chapéu em homenagem à bravura da equipe de HCSM”
“HCSM é um espaço aberto a convivências de diversas perspectivas”, afirmava Paulo Gadelha em 1994
Trinta anos da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Participe!