A diabetologia em Portugal: um tema (quase) desconhecido da historiografia

Pioneira na assistência a diabéticos pobres no mundo, mas quase ignorada pela historiografia da saúde, a Associação Protetora dos Diabéticos Pobres é tema de artigo de Ismael Vieira, João Rui Pita e Ana Leonor Pereira, da Universidade de Coimbra, em artigo na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos

Saúde mental no Brasil em tempos de pandemia e neoliberalismo: retrocessos e resistências

Cláudia Freitas de Oliveira, professora do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, analisa aspectos da saúde mental no Brasil como campo político ativo, que envolve vários atores e segmentos sociais em áreas de disputa opostas

Nota sobre Mark Adams

Robert Wegner, Vanderlei Sebastião de Souza e Leonardo Dallacqua Carvalho escrevem nota sobre o historiador norte-americano Mark Adams, que faleceu em maio, aos 79 anos. Suas pesquisas sobre história da eugenia foram sua maior contribuição, principalmente aos historiadores brasileiros

Entidades científicas se posicionam contra demissão de presidente da Faperj

A possível demissão do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Jerson Lima Silva, para a nomeação do ex-deputado federal Alexandre Valle (PL), gerou indignação na comunidade científica. A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência enviaram carta ao governador Cláudio Castro.

Rio de Janeiro é o estado brasileiro com mais periódicos de História

Das 208 revistas brasileiras indexadas na área de História, 101 (48,6%) são do Sudeste. Os dados foram expostos por Marcos Eduardo de Sousa na mesa “Qualis Periódicos na área de história”, no evento de 30 anos da revista HCS-Manguinhos. Já Marcus Leonardo Bomfim Martins, editor da revista História Hoje, abordou os desafios à interdisciplinaridade, questão especialmente sensível ao periódico aniversariante.

Revista HCSM: chegando aos 30 anos bem mais internacional

Em 2023, a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos veiculou 69 textos, sendo 18 bilíngues. Leia a carta dos editores e acesse o volume 31, 2024. Veja também a cobertura do evento comemorativo do trigésimo aniversário da revista.

A epistemologia do câncer em diversos países

Luiz Alves é um dos autores do artigo The Political Stakes of Cancer Epistemics, que compara o câncer no Brasil, Espanha, Índia, Quênia, Rússia, Tanzânia e Uganda. O estudo está publicado em acesso aberto na revista Social Science & Medicine.

Sertão brasileiro: espaço de produção científica em meados do século XX

Matheus Duarte da Silva investiga duas missões de estudos sobre a peste bubônica no Nordeste no Brasil, a primeira comandada pelo chileno Atilio Macchiavello (1939-1940) e a segunda liderada pelo argentino José Maria de la Barrera (1957-58). Quatro capítulos do livro Rural Disease Knowledge: Anthropological and Historical Perspectives estão disponíveis em acesso aberto.

A trajetória da enfermeira Haydée Guanais Dourado do sertão da Bahia a Toronto, Canadá

Luiz Otávio Ferreira (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e Ricardo dos Santos Batista (Universidade do Estado da Bahia) publicaram artigo na Revista de História da USP. Acesse o texto na íntegra e também uma seleção de artigos correlatos publicados no Blog e na revista HCS-Manguinhos.