Seminário online debate os 120 anos da Fiocruz e as pandemias em perspectiva histórica

Para marcar o aniversário da instituição, a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz transmitirá debate ao vivo no Facebook na sexta-feira, 29/5.

A cultura da sobrevivência, as epidemias e a história na América Latina

Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Marcos Cueto afirma que as respostas às epidemias foram paliativas e assistencialistas, verticais e autoritárias

Pandemia de Covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais

“A situação de excepcionalidade não dá ao governo federal o direito de criar barreiras no acesso à educação, sobretudo a crianças e adolescentes que já se encontram em situação de vulnerabilidade”, afirma Rodrigo Cesar da Silva Magalhães, professor de História do Colégio Pedro II e doutor em História das Ciências e da Saúde pela COC/Fiocruz)

Bruno Leal: ‘Regulamentar uma profissão é reconhecer sua importância na sociedade’

O editor do portal Café História e professor da UnB conversou com o Blog de HCS-Manguinhos sobre a regulamentação da profissão de historiador, recentemente vetada por Bolsonaro

Fascinante Fiocruz

Para o historiador Jaime Benchimol, a instituição que completa 120 anos é “o mais robusto esteio da ciência brasileira”

120 anos de Fiocruz em História, Ciências, Saúde – Manguinhos

Na segunda-feira, 25 de maio de 2020, a Fiocruz completa 120 anos! Para comemorar, compilamos artigos publicados em História, Ciências, Saúde – Manguinhos que contam a história da instituição

Controvérsias e consensos: olhares da história para a ciência

Artigo da revista HCS-Manguinhos analisa divergências entre gestores dos governo federal e estadual no combate à epidemia de peste bubônica. Em paralelo, historiador debate a produção de consensos na ciência, a partir da pandemia de Covid-19. Texto e imagem de Flávia Lobato, do Portal de Periódicos Fiocruz.

Reflexões insones em noites pandêmicas

“A Covid-19 adoece a sociedade por inteiro e desnuda as nossas pavorosas comorbidades sociais”, afirma Fernando A. Pires-Alves, pesquisador associado do Observatório História e Saúde (COC/Fiocruz).

Covid-19 e quarentena em Santa Catarina: um triste experimento populacional

Professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, Sandra Caponi conta que as medidas de isolamento social adotadas rapidamente pelo governo de Santa Catarina e a prefeitura de Florianópolis, inicialmente muito bem sucedidas e que contaram com o compromisso da população, sofreram interferências de Bolsonaro e de empresários locais alinhados com o presidente, com terríveis consequências.

Nisia Trindade Lima fala sobre conhecimento e políticas públicas no enfrentamento da Covid-19

Às 17h30 desta quarta-feira (18/5), a presidente da Fiocruz participa do Congresso Virtual UFBA 2020