Evento reunirá curadores, acadêmicos, estudantes e profissionais para discutir formas de manter relevantes as coleções médicas. Envio de propostas até 30 de abril de 2020.
| Comentários desativados em Novos horizontes para os museus médicos: chamada de trabalhos para conferência em Leiden, em setembro
Em resenha nesta edição de HCS-Manguinhos, José Costa Jr., professor do Instituto Federal de Minas Gerais, discute o livro El fin de la excepción humana, do filósofo francês Jean-Marie Schaeffer, publicado originalmente na França, em 2007
| Comentários desativados em Do ponto de vista da espécie
Neste 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, convidamos à abstração com a leitura do texto A cidade imaginada ou o imaginário da cidade, de Maria Aparecida Lopes Nogueira, professora da Universidade Federal de Pernambuco, publicado na revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos em 1998.
| Comentários desativados em Cidade real ou imaginada?
Na primeira metade do século XX, as relações médico-científicas entre Brasil e Alemanha foram intensas. O tema foi tratado num dossiê publicado em 2013 e em diversos artigos ao longo dos anos, assim como em notícias publicadas neste blog
| Comentários desativados em Artigos discutem intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha nazista
Renata Palandri Sigolo, professora de História da UFSC, analisa a divulgação e a clientela da homeopatia no período que antecedeu a sua legitimação como especialidade médica, em 1980.
| Comentários desativados em Homeopatia, contracultura e Nova Era no Brasil, anos 1970
A engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi revolucionou a agricultura tropical no Brasil ao defender o manejo ecológico do solo. Por ocasião do seu falecimento, aos 99 anos de idade, em 5 de janeiro de 2020, indicamos artigo publicado na revista Estudos Avançados. Veja também o que a revista HCS-Manguinhos já publicou sobre agronomia.
| Comentários desativados em A extraordinária história de vida de Ana Maria Primavesi