Prosopografia se destaca como método para investigar profissões científicas e da saúde
Autor do livro “Por outra história das elites”, que apresenta a prosopografia, ou método das biografias coletivas, o historiador Flávio Heinz, da UFRRJ, concedeu entrevista ao editor de HCS-Manguinhos Marcos Cueto.
Um olhar jovem sobre a Conferência de Astana
Fabiana Pinto Fernandes, integrante da delegação de jovens da sociedade civil que foi à Conferência Global de Cuidados Primários em Saúde realizada em Astana, Cazaquistão, em 25 e 26 de outubro de 2018, faz um retrato do evento e discute a declaração que sucede a de Alma Ata, de 1978, que garantiu o direito universal à saúde
A violência contra negros através dos séculos
Leia reportagem na Nexo e artigos em HCS-Manguinhos
Gilberto Hochman analisa atuação da Fundação Rockefeller no Brasil durante a Guerra Fria
Próximo Encontro às Quintas será realizado no dia 29/11, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), na Fiocruz, no Rio
Nota de pesar – Fernanda Rebelo Pinto
A equipe da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos lamenta profundamente o falecimento de Fernanda Rebelo Pinto, professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia.
Democracia no Brasil está em risco, afirma o historiador James N. Green
O resultado das últimas eleições coloca em risco a democracia no Brasil. É o que afirma James Naylor Green, professor de História Moderna da América Latina e diretor da Iniciativa Brasil na Brown University, EUA. Em entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos, Green analisa riscos para a saúde pública e as universidades e lança idéias sobre o futuro político do Brasil.
Peter Burke e a história do conhecimento no Brasil
Professor da Universidade de Cambridge e um dos maiores historiadores da atualidade, Burke publicou uma nota de pesquisa nesta edição de HCS-Manguinhos (vol.25 no.3, jul/set. 2018)
A importância da pesquisa clínica ampliada para a saúde da população
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), no Rio de Janeiro, comemora seu centenário com um simpósio de 6 a 9 de novembro nos auditórios do Museu da Vida e do Pavilhão de Ensino do INI. Para apresentar o Instituto e falar da sua importância, convidamos a médica, pesquisadora e gestora Keyla Marzochi, que encabeçou a reestruturação do Instituto nos anos 1980, sob os impactos da epidemia de HIV/Aids.
Manaus discute a história das doenças tropicais e negligenciadas
O 3º Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical e o 23º Congresso Brasileiro de História da Medicina acontecem de 5 a 9 de novembro de 2018, em Manaus. Com o tema “Medicina e ambiente – articulações e desafios no passado, presente e futuro”, os eventos discutirão a história de doenças, principalmente as chamadas “tropicais” ou “negligenciadas”, e a história das instituições e políticas de saúde do ponto de vista de seus determinantes socioambientais.