Primeiros imigrantes japoneses criaram tecnologias sociais na Amazônia

Evolução de projeto para cultivo do cacau implementado nos anos 1930 por imigrantes japoneses na Amazônia originou alternativa para o desenvolvimento rural no Brasil

Professor da USP estuda o tráfico interno de escravos

Escravos daqui, dali e de mais além | José Flavio Motta

Biblioteca Brasiliana Mindlin é inaugurada

Um novo capítulo da história da biblioteca formada pelo casal Guita e José Mindlin começa a ser escrito a partir deste sábado (23/03), com a abertura para o público do edifício que agora abriga os mais de 32 mil títulos da coleção brasiliana doados em 2006 pelo bibliófilo e empresário à Universidade de São Paulo (USP).

Editor-chefe da Nature fala sobre a abertura da ciência

Philip Campbell é um dos autores do relatório Science as an open enterprise: open data for open science, da Royal Society, que aborda como os cientistas precisam se adaptar às mudanças nos cenários tecnológico, social e político.

Fast food causa obesidade até no Japão

Nas últimas décadas, o modo de alimentação tradicional japonês tem se modificado, especialmente com a adoção da fast food

Encontro Regional Sudeste de História Oral recebe inscrições de trabalhos

Evento será de 10 a 13 de setembro de 2013, na Universidade Estadual de Campinas

Revista História Unisinos abordará história das ciências e da tecnologia

Submissões de artigos para Dossiê que será lançado em dezembro de 2013 vão até 15 de junho.

Escravos eram 15% da população em 1872

O Recenseamento Geral do Império do Brasil de 1872, que inclui informações sobre a população escrava, pode ser acessado pela internet graças a projeto da UFMG.

Brics: excesso de autocitação nacional provoca isolamento

Países do chamado Brics (Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul), junto com outros casos particulares, como o Irã, têm registrado elevados índices de autocitação nacional, provocando o chamado isolamento científico.

Site do STF dá acesso a processos históricos

Arquivo histórico reune processos e documentos de conteúdo e valor históricos desde a Casa da Suplicação (1808 a 1828), passando pelo Supremo Tribunal de Justiça até o Supremo Tribunal Federal.