19 de agosto: Dia Nacional do Historiador e Dia Mundial da Fotografia

Agosto/2019

Joaquim Nabuco

Em 19 de agosto de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, processo desenvolvido por Louis Daguerre (1787–1851). Neste dia, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia.

Já em 19 de agosto de 1849, nascia, em Recife, Joaquim Nabuco, diplomata e escritor. Monarquista de berço, filho de senador do Império, entrou para a história como influente abolicionista – paradoxo que suscita estudos e reflexões. Também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Em sua homenagem, foi instituído por lei, em 2009, o Dia Nacional do Historiador.

O fato de as datas comemorativas caírem no mesmo dia é coincidência, mas a afinidade entre as duas áreas – fotografia e história – é evidente, como sintetiza a foto ao lado.

Leia em HCS-Manguinhos:

Da história oral ao filme de pesquisa: o audiovisual como ferramenta do historiador, artigo de Hebe Mattos, Martha Abreu e Isabel Castro (vol.24 no.4 out./dez. 2017)

Divulgação científica, redes sociais e historiadores engendrando novas histórias: entrevista com Bruno Leal, entrevista concedida a Jaime L. Benchimol, Roberta Cardoso Cerqueira, Camilo Papi e Marina Lemle (vol.22, no.3, jul./set. 2015) 

A pós-graduação em história: tendências e perspectivas da área Transcrição da fala de Carlos Fico em encontro com alunos e professores do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz em junho de 2014 (vol.22, no.3, jul./set. 2015)

A história da ciência pelo olhar do historiador, artigo de Anny Jackeline Torres Silveira (vol.17, no.3, 2010)

Cinco imagens e múltiplos olhares: as ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX, artigo de Marcos Morel (v.8, supl.0, 2001) 

Leia também:

A afinidade entre o fotografo e a história (Zero Hora)

Joaquim Nabuco – site da ABL

Examinando a história do Brasil Império
Especialista em História do Brasil Império, Ricardo Salles fala sobre Guerra do Paraguai, Joaquim Nabuco, o ofício de historiador e também sobre sua trajetória na área (Café História)